segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Benvindos serumanos!

Esse final de semana assisti Operação Valquíria. Um filme muito bom e vale a pena assistir, mas não no cinema, infelizmente. Diferente de Pearl Harbor, que é mais Hollywoodiano, esse tem mais cara de documentário, com um pouco mais de efeitos especiais, embromation e pseudo-sentimentalismo.

Mas eu não vim aqui pra falar sobre isso, mas sim sobre uma coisa estranha que vinas legendas do filme.

Tem uma parte que um militar vai conversar com o outro e o saúda, dizendo "welcome" (mais ou menos isso, a fala e acena) e nas legendas foi traduzido como "benvindo". Na hora fiz aquela cara de "ué, acho que traduziram errado".

Cheguei em casa e fui procurar no Pai. Achei a seguinte resposta:

A regra geral diz que compostos cujo primeiro elemento seja bem e cujo segundo elemento inicie por vogal ou h são escritos com hífen, como bem-apanhado e bem-humorado.

Caso o segundo elemento inicie por consoante, pode-se aglutinar ou escrever com a grafia antiga.

Portanto você pode escrever bem-vindo ou benvindo. Contudo, já que se pode optar, é recomendável que se escrevam aglutinados somente os exemplos citados no acordo (benfazer, benquerer, benquerido) e seus derivados (benfeito, benquerença, etc...), e manter o restante com a grafia antiga, sendo preferível a forma bem-vindo.

A fonte não é muito confiável, mas como eu tô mais perdido que nota de R$ 50 em bolso de pobre com essa reforma resolvi acatar, além do mais, acho que não iriam colocar uma legenda escrita de forma incorreta num filme de cinema.

Ah, também descobri que agora ser humano é escrito tudo junto, formando a belíssima palavra "serumano". Lindo não?

É o emburrecimento tomando conta! Idiocracy foi uma premonição.

Como diria o Agente Smith: "It's inevitable". Ele estava certo.

Update: Fui atrás de uma fonte mais confiável, ou seja, na ABL. Mas não achei nada sobre isso, tá tudo ainda como era e deveria continuar sendo. Porém, encontrei isso aqui e isso aqui que afirmam as mudanças.

Continuo na mesma.

Nenhum comentário: