terça-feira, 18 de novembro de 2008

O preconceito

Há muito que penso sobre esse assunto e, sempre chego na mesma conclusão: o chamado "preconceito", hoje, é uma forma judicial de chamar o papai pra uma brincadeira q vc não gostou q fizessem com vc. Só q quando vc tava na escola vc ia chorando pra casa, contava pro seu pai e no outro dia ele tava lá pra falar com a professora. Hj isso dá cana. E cana brava. Crime inafiançável, meu caro.

E são atitudes como a que eu acabei de ler no blog do Adão que me fazem acreditar cada vez mais em como o ser humano pode ser tão ignorante e demonstrar tanto a sua incapacidade.

Vejam o q causou tal indignação:


Clique pra ler as reclamações no site do Adão.

Na boa? Como alguém pode se incomodar com uma piada dessa?

Lembro q uma vez mandei uma piada pra um email da faculdade de lista de distribuição. Me mandaram a lei INTEIRA sobre o preconceito racial. E olha q a piada era tão besta como a de cima. E a pessoa q me mandou se dizia a mais inteligente de todas, a mais "politizada", como se fosse um aviso do tipo: "Cuidado com o q vc fala, senão...". Uma ameaça sutil, na verdade.

Antes q vcs me xinguem aí vai um fato: Pra quem não me conhece, sou loiro e tenho os olhos verdes (e isso, tanto ontem, como hoje, parece ser um crime e, corro sério risco de alguém ler esse post e somente por isso me recriminar). Quando criança estudei em escola de periferia. 80% da escola era composta por crianças negras, só tinham dois loiros, eu e um amigo. Todo santo dia vinha alguém falar da porra da cor do meu cabelo, q eu era branquelo, azedo e o q fosse. E mesmo naquela época, eu não podia falar nada, pq as mesmas pessoas q me falavam esse tipo de coisa me falavam q eu não podia retrucar pq era preconceito! "Eu posso falar isso pra vc pq vc é branco..." E os professores eram coniventes com isso, q era ainda pior. Isso em 1990 e pouco, quando ainda nem existia essa frescura e a tentativa da existência da Cartilha do Lula.

Eu ligava? Óbvio q não! Com a mentalidade de uma criança de 10 anos já sabia q isso era coisa de gente estúpida, coisa de uma sociedade doente. E o q é pior é q as crianças de ontem se tornaram os adultos de hoje, q se importam com uma simples piada e são capazes de perder seu tempo escrevendo um texto reclamando, achando q estão expressando sua "atitude cidadã equalitária de direitos e sua indignação perante a um ato de preconceito".

Pra esse tipo de atitude não há resposta, só resta o desprezo.

Um comentário:

Anônimo disse...

huuun, que lindo loirinho dos olhos verdeees. deixa em off* ;x
aain se eu pudesseeeee .....