quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mortandela Travel: Ciudad del Este/Paraguai

Olá inúteis.

Bem, depois de muito enrolar, e agora que tenho um tempo disponível, vou terminar a saga dos posts da viagem e publicar o tão esperado post do Paraguai.

Bom, por onde eu começo? Sim...

Antes de mais nada, pra entrar em Ciudad del Este vc precisa atravessar a fronteira e, obrigatóriamente passar pela Aduana. Bem, não tão obrigatóriamente assim, como diz algumas reportagens do Jornal Nacional, vc pode atravssar de bote, mas acho meio arriscado, então, sugiro fazer da forma normal mesmo.

Logo de manhã vc pega um trânsito básico, de carros, vans, motos, jegues e tudo mais que as pessoas utilizam como transporte pra entrar no Paraguai e trazer a máxima quantidade de coisas possível.

Na fronteira, ainda em Foz do Iguaçu é uma puta zona. Um monte de flanelinha parando na frente do carro e indicando estacionamento pra q vc possa cruzar a Ponte da Amizade à pé, lá na outra cidade é meio difícil de estacionar, devido a quantidade de muambeiro turista de carro que tem por lá.

Mas depois que vc atravessa a ponte q vc descobre realmente o q é zona. Como uma imagem vale mais q 1000 palavras, dêem uma olhada na foto abaixo, na fachada dos prédios:



Isso sim é uma bela paisagem urbana!
(Publicitário de São Paulo, sobre a lei da cidade limpa)

Os publicitários de lá sabem como se fazer propaganda, né não?

Sem querer generalizar, vou falar pelo q eu vi, a coisa toda lá é uma bagunça total, gente pra todo lado, trânsito, um monte de ambulante vendendo meia e cueca na calçada infestada de barracas. Parece uma 25 de Março em época de Natal, só q provavelmente lá não é só sazonal.

Pra cuidar da integridade física, moral e econômica de todo esse povo, a segurança do local tem q ser primordial. Na porta os seguranças são armados com fuzil calibre 12 e ai de vc se tentar roubar alguma Pringles sabor guacamole! Mas, tem gente q se arrisca e, se der sorte de sair inteiro, cai, no mínimo, no mural de denúncias:


Alma Negra. El terror de la ciudad.

Falando agora da parte boa, vamos às compras!

Na boa? Opinião minha: lá é ótimo pra comprar e tem de tudo q vc possa imaginar, desde tênis à bebida e, tudo de marca famosa. Se é tudo original? Dentro da Monalisa e da Casa China as coisas acho q são, na rua é ÓBVIO q não.

Vc entra nos shoppings e fica besta da quantidade de coisas e o preço ínfimo delas, comparado ao preço q vc encontra nos shoppings do Brasil. Quer um exemplo? Absolut US$11, Red Label US$17, garrafa de 5 litros de Ballantines, com suporte e copo US$150, Tênis mais caro da Adidas US$110, relógio Puma US$70 e por aí vai. Mas tem q ir com dólar baixo, senão não compensa. Eu, tive um azar docarai e fui no pior dia do ano, quando o dólar atingiu R$ 2,50, mas mesmo assim deu pra encher o bar de vodca!

Só eletrônico q não compensa. Esses MPs da vida, td o mesmo preço q vc paga na Pagé, IPhone, US$900 (um absurdo).

Enfim, se vc quer comprar, vá pra lá, mas vá com dinheiro, senão vc se arrepende. Só cuidado pra não t levarem a carteira.

...

É povo. Assim termina a série de posts da minha viagem. Tenho mais um monte coisa pra contar sobre viagens anteriores, mas vou postando aos poucos. E aguardem, 2009 tem mais novidade!

Nenhum comentário: