quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mortandela Travel: Foz do Iguaçu

Inúteis, continuando com os posts da viagem, hoje vou falar sobre Foz do Iguçu.

Basicamente, Foz do Iguaçu é visitada por turistas que querem ir ao Paraguai e ponto. Salvo americanos e personas que hablan español que, acho, vão prá lá pra ver as cataratas e, eu, claro (aham...).

Falando sério, no centro não tem nada demais, só hotéis, restaurantes, e um monte de paraguaios, argentinos e bolivianos, mas nos arredores tem bastante coisa, principalmente, e q eu visitei, as Cataratas do Iguaçu e a hidrelétrica de Itaipu.

As cataratas são um espetáculo à parte. Impressionante o volume de água que desce por ali e a força com que ela vem. Vale e muito a pena conhecer.


Catarata vista do mirante

A única coisa q não vale fazer, a não ser q vc tenha dinheiro pra jogar fora, é o "sei q lá do Macuco" onde vc pega um bote e vai bem perto da queda d'água, q custa R$ 180 por pessoa e vc ainda ganha inteiramente grátis uma capa de chuva!

Se a sua vontade é se molhar com água da catarata, melhor ir na passarela q fica no meio da corredeira, na Garganta do Diabo, q vc se molha do mesmo jeito.


Agora, Itaipu.

Construída em 1900 e guaraná com rolha, a Itaipu Binacional é a usina hidrelétrica que mais produz energia elétrica no mundo, e para os iguaçuenses, ela sempre será a maior, mesmo ouvindo rumores de que a China terá uma maior.

Como já dito, a Itaipu representa 113% da economia "legal" Iguaçuense. E construiu 47% do território urbano de Foz (Vila “A”, Vila “B”, Vila “C”, Vila “D” e etc...). São conhecidos pela criatividade, ganhando vários prêmios internacionais, como “a maior construção duradoura feita pela mão de amadores da história”. Isso explica o analfabetismo e o nome das vilas.

[...]

Famosa pelos seus projetos a favor da Natureza e cobrando visitas, a Itaipu se esquece que, para ser construída, alagou 13,5% do território do Paraná, criando o enorme Lago de Itaipu, onde, reza a lenda, é Atlântida, e lá moram seres aquáticos nas cidades submersas. [...]

Fonte: Desciclopédia.

Em resumo é isso aí, não há muito mais o q dizer. É... É legal pra conhecer.


Barragem de Itaipu

Bem, é isso. Assim termina a 2º parte da viagem.

No próxmio capítulo: Compras nel Paraguay!

Aguardem.

2 comentários:

Anônimo disse...

que lugares bonitos.

Anônimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
Hope to get any assistance from you if I will have any quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)